domingo, 6 de maio de 2012

Tao - a dinâmica das forças yin e yang




Tao 道 significa, traduzindo literalmente, o Caminho, mas é um conceito que só pode ser apreendido por intuição. O Tao não é só um caminho físico e espiritual; é identificado com o Absoluto que, por divisão, gerou os opostos/complementares Yin e Yang, a partir dos quais todas as coisas que existem no Universo foram criadas.


O conceito de yin e yang foi concebido pela primeira vez através da observação das forças da natureza. Os Taoístas que desenvolveram o sistema da Medicina Tradicional Chinesa viam o universo como um campo unificado, em constante movimento e mutação enquanto mantinha sua unidade. Este constante estado de mutação foi explicado através da teoria do yin e yang, que apareceu na forma escrita aproximadamente em 700 a.C. no I Ching ("Book of Changes"). 

Na filosofia chinesa, o Yin significa escuridão, e é representado pelo lado pintado de preto, e yang é a claridade. A luz, que é uma energia luminosa, apresenta-se de maneira muito intensa, é o yang, e a luz  muito fraca, é o yin.  Achar o equilibro entre essas forças opostas é essencial.
Alguns autores apresentam-nos como a lua e o sol, o homem e a mulher, mas são definições equivocadas. A filosofia chinesa é composta basicamente da energia, negativa e positiva. As duas esferas dentro do símbolo simbolizam a idéia de que, toda vez que cada uma das forças atinge seu ponto extremo, manifesta-se dentro de si um sentimento oposto.
Essas duas energias não levam a conotação de boa ou ruim. São simplesmente formas diferentes de energia. Assim como na vida temos o lado direito e o lado esquerdo, temos o lado de cima e o lado de baixo. A existência de uma montanha forma os cumes e também os vales.
 

O fenômeno Yin

 
é aquele que mostra as qualidades da escuridão, feminino, descanso, úmido, frio e estrutura. Seu caractere chinês representa o lado com sombras de uma montanha.
  

O fenômeno Yang


é aquele que possui as qualidades da energia como luz, masculino, atividade, seca, calor e função. Seu caractere chinês representa o lado ensolarado de uma montanha. 

Os chineses acreditavam que todas as pessoas, homens ou mulheres, passam por fases yin e yang. A personalidade de cada um não é uma entidade estática, mas um fenômeno dinâmico resultante da interação entre elementos masculinos e femininos. Essa concepção da natureza humana está em contraste flagrante com a da nossa cultura patriarcal, que estabeleceu uma ordem rígida em que se supõe que todos os homens, machos, são masculinos e todas as mulheres, fêmeas, são femininas.


Tudo na natureza mostra várias combinações do yin e yang. Por exemplo, a neblina da manhã (yin) é dissipada pelo calor do sol (yang); o fogo na floresta (yang) é extinguido pela tempestade (yin); a escuridão da noite (yin) é substituída pela luz do dia (yang). Qualquer fenômeno dentro da natureza pode ser entendido em relação ao outro, um sempre será yin ou yang em comparação ao outro.

Yin e yang também são termos relativos: um incêndio na floresta é mais yang que uma fogueira; uma fogueira é mais yang que uma fagulha. Nada é puramente yin ou yang; tudo é uma questão de comparação.  Yin e yang são interdependentes. Apesar do yin e yang serem opostos, um não tem significado sem o outro, assim como o dia não teria significado sem a noite; o calor não poderia ser entendido sem conhecer o frio.

Compreender a dinâmica desses fenômenos em si próprio e no ambiente ao redor, é essencial para adquirir maior controle das variações que influenciam nosso ser, direcionando-as para o crescimento pessoal.



quinta-feira, 3 de maio de 2012

Um pouco sobre o Hapkido


O Hapkido é uma arte marcial coreana especializada em defesa pessoal, e aprendizado de técnicas de socos, chutes, rolamentos, escapes, esquivas, torções, técnicas de alongamento e respiração, além de englobar técnicas com armas diversas como bastões, espadas, bengalas, facas, leques. Essa arte marcial também ensina seus praticantes a auto defesa com praticamente qualquer objeto. Além de técnicas de luta, o faixa preta em Hapkido é um Terapeuta, pois o Hapkido tem em seu treinamento o conhecimento de pontos de acupuntura e massagem, pontos que são utilizados em técnicas de imobilização causando muita dor no adversário, mas que também são utilizados em tratamentos e terapias.

HAP - Harmonia
KI - Energia
DO - Caminho

HAPKIDO - Caminho da Harmonia da Energia

 Embora o Hapkido seja essencialmente defensivo na sua natureza, pode ser muito ofensivo se surgir a necessidade. 
Muitas das suas técnicas baseiam-se no ataque de um oponente, uma vez que o ataque foi anulado simultaneamente lança contra o oponente num ataque devastador.
O Hapkido não somente vai ao encontro do ataque, ele contra ataca seu oponente e completa com métodos ofensivos que podem controlar a sua violência ou podem torna-lo incapaz de viver, muito menos ser capaz de quaisquer outras ações antagônicas.

O elemento do autocontrole é muito importante em situações que requerem autodefesa. Por exemplo, uma pessoa reagiria de maneira diferente a um amigo bêbado durante uma festa do que o faria com um assaltante numa rua escura. 
No primeiro exemplo, ele pode querer constranger o seu amigo para ninguém sair ferido, no segundo, ele pode estar lutando pela sua vida, e portanto, ele pode achar necessário matar para não ser morto.
O Hapkido ensina técnicas de muitos níveis diferentes de rigor e também ensina quando usá-las.



 Três princípios do Hapkido

O princípio da não-resistência
 
Primeiro vem o princípio da não-resistência. Partindo da máxima de Funakoshi Shotokan de que "O primeiro movimento tem nenhuma vantagem real", o princípio da não-resistência define que o estudante de Hapkido não é para ser o agressor. A resistência é uma tática de tamanho e potência. A não-resistência é uma estratégia de espírito e técnica. 

O ponto de partida é a premissa de que você deve estudar a arte de cultivar a paz e harmonia. No entanto, se ameaçado, você vai ter a disciplina para aceitar e atacar o seu adversário ou agressor, neutralizando-o através da aplicação correta da estratégia e técnica.

O princípio do movimento circular

No Hapkido o aluno aprende que a energia viaja em pacotes de circulos. Aprender a manipular esses pacotes, e usar o movimento circular para a sua vantagem acrescenta uma nova dimensão a suas estratégias de auto-defesa.

Dominar o princípio circular significa que todo ataque que for usado contra você, será devolvido com a mesma intensidade. Em alguns ataques você poderá aumentar a violência do contra golpe, colocando sua própria força junto.

O princípio da água

O princípio da água simboliza o mais alto nível de desenvolvimento das artes marciais.
O primeiro nível de compreensão do princípio da água, nos mostra que o dispositivo mais eficaz de defesa é nos fundirmos com nosso adversário, abraçando sua energia dirigida. Quando ele empurra, vamos recuar, quando ele se afasta, é preencher o vazio, que é o que rege o princípio da água. Aplicando o princípio da água, o nosso movimento se torna "um" com o do seu adversário. Nós, juntos, tornamo-nos como um só. No final, há apenas um movimento.
Dominar o princípio da água significa ter sempre o próximo passo na mão. Água que flui para baixo vem em cima de inúmeros obstáculos, mas sempre decreta a resposta perfeita. Não importa a forma como o adversário ataca, estamos confiantes e sabendo, sem sequer pensar nisso, que vamos produzir o movimento para neutralizar o oponente.

O Hapkido pode ser praticado tanto por homens, como mulheres de todas as idades (preferencialmente a partir de 7 anos) .
 

 Juramento do Hapkido
1º Observar as regras do Hapkido.
2º Respeitar o instrutor e meus superiores.
3º Nunca fazer mau uso do Hapkido.
4º Construir um mundo mais pacífico.
5º Ser campeão da liberdade e da justiça.


Fonte: http://hapkidoismo.blogspot.com.br/