Hapkido - Hwaiteu Taigeo

Byakko( chi: Bái Hǔ - Hwaiteu Taigeo) é a representação de um Tigre branco. Sua simbologia para os orientais compreende a estação do Outono, a direção Oeste, e o elemento Metal.
Corporifica o espírito indomável do guerreiro, o caminho da força espiritual que nunca se rende, fisicamente é mais forte que os demais.
Livre como o vento o tigre branco já sabe de sua solitária existência, rejeitado por seus pais, ele vaga só pelas planícies com maior dificuldade por alimento tem um período conturbado até alcançar a puberdade.
Dificilmente dão seqüência a sua linhagem, a chance de encontrar sua parceira é remota, mas se a encontra, ao contrário de seus companheiros “amarelos”, passa o resto de sua existência a seu lado.
Da rejeição à admiração, o tigre branco é um dos animais mais fascinantes da face da terra, assim como as lendas que precedem seu nome. Sempre temido por ser conhecido como “Guardião Fantasma”


Breve histórico.
Hapkido é uma arte marcial coreana especializada em defesa pessoal, e aprendizado de técnicas de socos, chutes, rolamentos, escapes, esquivas e torções, além de englobar técnicas com armas diversas como bastões, espadas, bengalas, facas, leques, e também ensinar seus praticantes a auto defesa com praticamente qualquer objeto, como não utiliza de muita força, é altamente recomendado para mulheres.
O Hapkido em Paranaguá teve inicio em 2001 com o Mestre Luiz Fernando que ministrava aulas na fundação municipal de esportes e na Academia NICE, em 2006 após ficar impedido de continuar vindo a Paranaguá o Professor Rogério junto ao instrutor Eraldo assumiram a equipe em Paranaguá.