domingo, 21 de agosto de 2011

Artigo II - Hapkido para Crianças

Hapkido para as Crianças
Em termos internacionais, as crianças representam mais de 75% dos praticantes de artes marciais. Na Europa e EUA, os praticantes infantis constituem números predominantes, a partir dos 5 anos.Esse crescimento, no Ocidente, começou a partir dos anos 60, intensificando-se nos últimos 15 anos.
O ensino do HAPKIDO para crianças, não se trata de um simples ensino “de adultos”, em proporções menores, quanto a intensidade ou duração. Trata-se de todo um trabalho específico, que deve ser feito por profissionais devidamente habilitados a levar em conta que, na criança, o desenvolvimento intelectual, afetivo e social, está intimamente ligado ao desenvolvimento físico.

Nesse contexto, é essencial superar separar adultos de crianças, e crianças menores de maiores, e diferenciar cursos, programas e atividades.

A Importância da psicomatricidade
Estudos recentes, e um conhecimento mais preciso das diferentes etapas do crescimento infantil, tem mostrado que a prática das artes marciais pode contribuir gradualmente para a educação psicomotora de crianças a partir dos 5 anos de idade.
Aos 5 anos, a criança continua muito apegada à mãe e muito centralizada em si mesma (fase do egocentrismo), tem tendência a trazer tudo a ela própria, e dificilmente coopera nas atividades de grupo. Sua necessidade em atrair atenção, a faz agir e falar quando bem lhe convém. No intuito de sempre impor sua vontade, de maneira espontânea, sem regras e com vistas (inconscientemente) à aprovação social. É seu caráter ainda instável, que a leva a situação de conflitos (mesmo de agressividade física e verbal) com seu meio ambiente (lar, escola e outros). Por outro lado, a criança pode bloquear-se ou fechar-se e opor-se a solicitações dos adultos que vivem num mundo diferente do dela.
Em uma boa academia, o HAPKIDO, pode levar essas crianças a uma situação de segurança e confiança nos mais velhos. A integração ao grupo se dará naturalmente e progressivamente.

O Papel do Professor
A criança é um ser totalmente emotivo. A personalidade e o equilíbrio de seu professor desempenharão um papel preponderante sobre a vontade e a motivação da criança em querer seguir o curso, assistindo as aulas teóricas e participando ativamente da prática.
Obviamente o professor deverá ser um profissional devidamente habilitado tanto na arte marcial que vai ensinar, quanto em educação infantil. Deverá ser uma pessoa equilibrada, paciente e afetiva. A obediência da criança será em decorrência natural desse relacionamento e jamais imposto pelo medo. As atividades de grupo, serão privilegiadas e a criança será levada a vivência em sociedade, aprendendo a esperar sua vez e respeitar os colegas.

A Importância do “jogo” ou Aspecto Lúdico
Crianças tendem a se desinteressar tão rapidamente por uma coisa, quanto rapidamente a se interessar. Como ela é um ser profundamente criativo e imaginativo, o aspecto lúdico das atividades (jogo ou brincadeiras aliadas à disciplina que são as próprias regras do jogo), deve caminhar junto com domínio das ações motoras infantis e com suas expectativas emocionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário